sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Alimentação
Toda ave ou animal tem que ter uma alimentação balanceada, portanto a alimentação da suaCalopsita deve ser bem observada, principalmente na época de postura e reprodução.Abaixo segue orientações. 20%de alpiste, 50% de painço, 15% de arroz com casca, 10% deaveia e 5% de girassol miúdo. Deixar os alimentadores para ser consumidos conforme anecessidade da ave. Atualmente se encontra alimentos prontos a granel (por quilo) ou em
pacotes fechados, de diversas marcas. Estes alimentos, via de regra, possuem aconstituição acima adicionada de algum(ns) ingrediente(s) variando de fabricante para fabricante.Atualmente podem ser encontrados alimentos extrusados que contém prebióticos que ajudamna saúde das aves. Esses alimentos extrusados podem variar sendo específicos para cadaépoca: reprodução, muda e estresse das aves. Note que nem todas as aves aceitamprontamente alimentos extrusados devendo haver uma transição programada ou misturada àração normal.Não é aconselhável fornecer apenas um tipo de semente. Além de causar carêncianutricional alguns alimentos com porcentagem mais alevada (ex. aveia) podem causardistúrbios gástricos, diarréias e outros problemas. A utilização das porcentagens acimagarante melhor taxa de aproveitamento x necessidades das aves.FARINHADAS – Estas farinhadas podem ser feitas em casa ou compradas prontas em petshops. Em casa é normalmente feita com ovo cozido e fubá, podendo acrescentar umpouquinho de AMINOMIX ou ORGANEW (complemento vitamínico).Alguns criadores misturamNeston nesta farinhada caseira. Porem deve ser obrigatoriamente retirada após algumashoras para não estragar e afetar a ave. As farinhadas comerciais têm um período devalidade maior visto serem desidratadas.FRUTAS E LEGUMES – Em pedaços e verduras como espinafre, chicória, brócolis, almeirão,couve, bem lavados (2 a 3 vezes por semana), folhas de beterraba também pode serfornecidas como alimento. Nos dias mais frios, pode oferecer à ave trigo pré-germinado. O trigo integral é fonte defibras, além de proteína, carboidrato, vitaminas e minerais. É vendido em supermercados,na área de alimentos diets. Pega-se um pouco do trigo, e põe de molho poraproximadamente 2 horas. Depois, lava e escorre, deixando secar naturalmente.Sirva os alimentos (verduras, frutas, legume) e água na temperatura ambiente.Lave muito bem frutas e verduras, cortando os talos, pois geralmente é neles que seconcentram os agrotóxicos.Cuidado com as sementes! Sementes colhidas antes do tempo, ou em época úmida, estãosujeitas a atingir mais de 13% de umidade interna. Isto favorece um crescimento muitorápido de fungos. Todos os fungos liberam o que se é chamado de microtoxinas que não sãodestruídas mesmo que torre-se o grão ou seja colocado ao sol. O calor é capaz de destruiros fungos, mas as toxinas não. Portanto, orientamos a não estocar sementes por mais de 30dias, deixa-as dentro de um pote com tampa semi-aberta para as mesmas respirarem, emlocal ventilado. Ao comprar as sementes, verifique se são novas ou não.Dê folhas de beterraba, contêm iodo, ferro e cálcio! As calopsitas adoram desfiar os talos.
Certos cuidados devemos tomar com relação às verduras, que devem ser bem lavadas e, depreferência, deixadas de molho em solução de cloro ou vinagre por 30 minutos.Nunca dê à sua ave: abacate, chocolate, café, leite, chá, tomate, alimento com sal, feijão,sementes de frutas, principalmente de maçã.