domingo, 5 de agosto de 2012

Sistema Reprodutor

Os órgãos reprodutivos das aves domésticas possuem vários aspectos característicos. Ascaracterísticas mais marcantes do trato reprodutivo da ave macho são a localização, formae tamanho dos testículos e ausência de pênis. Já nas fêmeas, os órgãos genitais estãoconstituídos pelo ovário esquerdo, o direito sofre atrofia, e pelo oviduto, estando o úteroe a vagina incluídos. A cloaca participa como órgão de cópula e excretor. Outro importanteaspecto da reprodução das aves o fato dessa caracterizar-se pela ovovivipariedade. Nessamodalidade reprodutiva, a prole descendente abandona o corpo materno após um períodomuito curto de desenvolvimento embrionário e submete a maior porção de seudesenvolvimento fora do corpo. Para satisfazer às necessidades impostas pelaovovivipariedade, a ave faz a maioria de seu trabalho reprodutivo antes da postura do ovo,porque ela fornece todos os nutrientes necessários para criar e sustentar o crescimento embrionário e fetal. Para isso, o ovo contém nutrientes na gema e na albumina, água eenvolto por membranas e uma casca protetora.




O oviduto pode ser subdividido em cinco regiões funcionais a partir do final do ovário:infundíbulo, magno, istmo, útero ou glândula da casca e vagina.


1. Infundibulo2.Ovario3.Ovócito4.Magno5.Istimo6.Utero7.Vagina8.Cloaca9.Proctodeo10.Urodeo11.Abertura do Trato12.Abertura do ureter13.Reto
14.Coprodeo15.Reto16.Ceco17.Duodeno18.Pancreas19.Ileo20.Ventriculo21.Proventriculo22.Esofago


Tem sido mostrado que o infundíbulo engloba o folículo antes da ovulação e toma formaarredondada quando o óvulo é liberado. Assim o conceito de um ovo que “cai” do ovário nãoé necessariamente exato. Quando um óvulo vai ser transformado em um ovo fértil, afertilização ocorrerá no infundíbulo, e uma vez que tem inicio a estratificação das camadasde albumina sobre a gema, a fertilização torna-se impossível.O trato genital masculino das aves é formado pelos testículos, túbulos seminíferos(epidídimo e ducto deferente) e aparelho copulatório. As gônadas dos machos, testículos,têm como função principal produzir espermatozóides, além de produzir hormônio que dãocaracterísticas do sexo masculino. Cada canal deferente penetra em uma papila a qualejeta o sêmen para dentro da cloaca.
Aparelho Copulatório - As aves apresentam um aparelho copulatório localizado naextremidade caudal da cloaca que se encontra escondido por uma prega ventral no ânus emanimais fora da excitação. O aparelho copulatório consiste de:1 par de papilas do ductos deferentes1 par de corpos vasculares1 par de pregas linfáticas1 corpo fálico dividido em uma porção mediana (1 a 3mm no galo e em torno de 5cm nopato) e duas laterais (Direita e Esquerda).O macho não tem pênis, mas sim um falo erétil. Esse é pequeno e não funciona como órgãopenetrante, sendo o sêmen transferido para a fêmea pelo contato rápido do falorudimentar com a vagina invertida.
Fecundação do Ovo
Em toda a vida animal a reprodução se processa através do ovo, sendo que no caso dasaves o ovo apresenta peculiaridades próprias, dentre elas o seu tamanho, que inclusivesupera em muito o ovo dos mamíferos, este fato deve-se aos ovos das aves conteremreservas alimentares que serão usadas pelo embrião durante o seu desenvolvimento até asua completa formação, que compreende o momento da postura até a eclosão, já que estedesenvolvimento se processa fora do corpo da ave.O ovo se desenvolve no ovário do pássaro a partir da célula reprodutora chamada óvulo queé envolvido pelo folículo que se prende ao ovário por um pedículo. Para facilitar o
entendimento imagine um cacho de uvas em que os talos são os pedículos e as uvas osfolículos contendo o óvulo.No ovário encontram-se vários óvulos que se desenvolvem no momento em que as fêmeasatingem a maturidade sexual e “APRONTAM” Neste momento inicia-se a Solicitação deCópula por parte da fêmea que se coloca em posição característica para que o machoefetue a monta e a fertilize, logo após a Cópula as fêmeas entram em “Tremulação daPlumagem” neste momento ocorre o rompimento do folículo e o ovo se desprende do ováriosendo recolhido pela trompa e fecundado na parte superior do oviduto daí a necessidade datremulação das asas por parte das fêmeas. Uma única célula masculina fecunda todas ascélulas femininas a união destas células causam a fecundação e em seguida odesenvolvimento do embrião. Baseado no exposto recomendamos apenas duas cópulas comintervalo de oito horas entre elas como sendo mais que suficiente para uma fertilizaçãosegura. A célula fecundada logo começa a se dividir, muitas divisões ocorrem Andes do ovoser posto. Do momento da fecundação ocorrida no oviduto superior, até a formação dacasca no oviduto inferior, o ovo percorre todo o oviduto em aproximadamente vinte equatro horas é neste percurso que ocorrem os problemas de retenção do ovo.
OvidutoApós a fecundação no oviduto superior, os ovos iniciam uma corrida pelo pavilhão do ovidutopara se processar a completa formação do ovo, como se fosse uma linha de montagem.À medida que a gema vai sendo impelida através do oviduto vai recebendo as diversascamadas de clara em torno da gema até chegar no oviduto inferior para receber a cascacomposta de Carbonato de Cálcio, todo o processo é concluído em no máximo vinte e quatrohoras para a postura do primeiro ovo. Caso esta previsão não se concretize, providênciasimediatas se fazem necessárias no intuito de promover a expulsão do ovo em questão.


À medida que a gema vai sendo impelida através do oviduto vai recebendo as diversascamadas de clara em torno da gema até chegar no oviduto inferior para receber a cascacomposta de Carbonato de Cálcio, todo o processo é concluído em no máximo vinte e quatrohoras para a postura do primeiro ovo. Caso esta previsão não se concretize, providênciasimediatas se fazem necessárias no intuito de promover a expulsão do ovo em questão.


Desenvolvimento do embrião de galinha