O PROCESSO SEM ASAS APARADAS
Quando o dono da calopsita opina por não aparar suas asas, o processo de amansamento fica bem mais difícil, mas não é impossivel. O primeiro passo é começar a se aproximar da ave, sem fazer movimentos bruscos para que ela não se assuste. Se aproxime da gaiola e converse com ela, assovie musiquinhas e imite seus movimentos; parecem coisas bobas, mas fazendo isso, a ave vai começar a te enxergar como um "membro do bando dela".
Depois que ela deixar você se aproximar da gaiola, ponha a sua mão dentro da gaiola com a comida preferida dela. Espere com a mão bem proxima dela, até que ela suba na sua mão para comer. Não mexa a mão! Isso pode demorar semanas, mas é preciso tempo, dedicação e paciência!
Depois de ela ssubir na sua mão, repita muitas vezes, até que você ponha a mão vazia na gaiola e ela suba. Depois, com janelas e portas fechadas, tire ela da gaiola e ponha no ombro, se ela aceitar, você já tem uma calopsita mansa!
O PROCESSO COM ASAS APARADAS
Com as asas aparadas, esse processo fica bem mais rápido e fácil.
Depois das asas aparadas, é só colocar a ave em um playground e deixá-la lá o dia todo, para que se acostume com o movimento que vai conviver. Você pode oferecer o dedo ou a mão para ela subir. Evite assusta-la! Ofereça comida na mão, para que ela aprenda que sua mão não é perigosa.
Ponha ela no ombro e interaja com ela, em poucos dias terá uma calopsita mansa!